14/12/2011

Denunciar comentários

Bandeira contra spam


A Google adicionou discretamente uma nova funcionalidade ao G+ que vai tornar ainda mais interessante a discussão de temas no stream.
A partir de agora é possivel a qualquer um assinalar um comentário como impróprio, bastando para tal clicar na bandeira que aparece à direita de qualquer comentário.

Assim todos irão contribuir para lutar contra os spammers e denunciar comentários obscenos ou racistas, por exemplo.
Mas o melhor desta funcionalidade é que se depois de marcar um comentário como inapropriado pensar melhor e tiver chegado à conclusão de que no calor da discussão levou o seu desagrado longe demais, é sempre possível voltar atrás e desmarcar a ação.
Ao assinalar um comentário como inapropriado, a Google recebe uma notificação e imediatamente o comentário deixa de ser visto por outros usuários. Durante o período em que os sistemas do G+ estão a analisar a denúncia os outros usuários deixam de ver o comentário, mas a pessoa que o colocou não sabe que o seu comentário está a ser analisado (só o saberá se for removido).
Não se esqueça que esta é uma funcionalidade que pode ter consequências para os usuários, pelo que pense bem antes de assinalar um comentário como inapropriado. Eu tenho uma regra: faço sempre um comentário dizendo à pessoa que o que está a fazer é spam e espero pela resposta.

2 comentários:

  1. Muito elegante o seu comportamento para com o spam. Acho que é mais importante tratar bem todas as pessoas, inclusive os spam, do que simplesmente utilizar-se de uma arma que pode se utilizada com precipitação ou ligeireza se tornar uma ferramenta de preconceito. Muitas recomendações estão sempre na direção de considerar a funcionalidade da tecnologia como determinante do comportamento ao invés de considerar que toda a tecnologia deve ter como fim o serviço à humanidade e não é a tecnologia um fim em si mesmo. Na verdade "o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado."

    E muitas pessoas por desconhecimento mesmo comentem erros sendo logo tratadas mal porque são spam ou equivalente. Devemos ser sempre caridosos com o erro alheio, não é? Não é consentir no erro, mas averiguar antes de condenar. Parabéns! Com a sua permissão vou incluir como recomendação de cortesia no meu blog sobre boas manerias essa sua sugestão de comportamento. Abraços e Feliz Natal.Vida em Sociedade

    ResponderEliminar
  2. Cara Flor Martha, fiquei sensibilizado com as suas palavras e com o fato de ter incluído a minha regra no seu blog, de que gostei.
    Abraços e Feliz Natal!

    ResponderEliminar